A calvície pode ser causada por doenças dermatológicas, traumas diretos no couro cabeludo, estresse, ou ainda em decorrência de alterações hormonais. A causa mais frequente e chamada de alopecia androgênica, ou seja, é uma calvície gerada pelo hormônio testosterona ou o seu derivado e tem influência genética. Essa doença atinge principalmente homens, mas também afeta mulheres. O tratamento pode ser clinico através de medicamentos locais e sistêmico ou combinado com a cirurgia de transplante capilar.

A cirurgia de transplante capilar possui duas técnicas principais: Transplante de Unidade Folicular (FUT e a Extração da Unidade Folicular (FUE). No FUT realiza-se a retirada de um fuso de couro cabeludo na região acima da nuca e procede-se a separação e o posterior implante capilar na área calva. Já no FUE a retirada de cabelo se faz através de "punchs" que são minúsculas cânulas metálicas portanto, o cabelo sai pronto para ser implantado na área calva.

A vantagem da técnica de FUT e que se disponibiliza um numero maior de cabelos, porem, possui a desvantagem da cicatriz linear. Ao contrário, a técnica de FUE gera uma cicatriz menos visível (puntiformes) porém, gerando um número menor de cabelos para implantar. É importante ressaltar que não existe uma técnica melhor que a outra e sim a técnica mais adequada para cada caso e sempre levando em consideração a opinião do paciente.

Dr Willyan Inamine
Cirurgião Plástico
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Membro da Associacao Brasileira de Cirurgia de Restauracao Capilar ABCRC

ARTE E PLÁSTICA - Clínica de Cirurgia Plástica - Dr. Willyan Inamine - CRM 16377 - Diretor Técnico Médico

Copyright 2019 Clínica Arte e Plástica - Todos os direitos Reservados
Rua Antõnio Alves Massaneiro, 722 - Cascavel - PR | +55 45 3035-3600 / 9123-1430