Cirurgia do transplante capilar

A calvície pode ser causada por doenças dermatológicas, traumas diretos no couro cabeludo, estresse, ou ainda em decorrência de alterações hormonais. A causa mais frequente e chamada de alopecia androgênica, ou seja, é uma calvície gerada pelo hormônio testosterona ou o seu derivado e tem influência genética. Essa doença atinge principalmente homens, mas também afeta mulheres. O tratamento pode ser clinico através de medicamentos locais e sistêmico ou combinado com a cirurgia de transplante capilar.

A cirurgia de transplante capilar possui duas técnicas principais: Transplante de Unidade Folicular (FUT e a Extração da Unidade Folicular (FUE). No FUT realiza-se a retirada de um fuso de couro cabeludo na região acima da nuca e procede-se a separação e o posterior implante capilar na área calva. Já no FUE a retirada de cabelo se faz através de "punchs" que são minúsculas cânulas metálicas portanto, o cabelo sai pronto para ser implantado na área calva.

A vantagem da técnica de FUT e que se disponibiliza um numero maior de cabelos, porem, possui a desvantagem da cicatriz linear. Ao contrário, a técnica de FUE gera uma cicatriz menos visível (puntiformes) porém, gerando um número menor de cabelos para implantar. É importante ressaltar que não existe uma técnica melhor que a outra e sim a técnica mais adequada para cada caso e sempre levando em consideração a opinião do paciente.

Dr Willyan Inamine
Cirurgião Plástico
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Membro da Associacao Brasileira de Cirurgia de Restauracao Capilar ABCRC

Mentoplastia

Cirurgia do Queixo

Mentoplastia

A beleza do rosto apresenta harmonia na feição e o que determina essa harmonia é o tamanho do nariz, olhos, queixo, boca, sobrancelhas entre outros fatores.

Para cada fator desses, que não estejam em harmonia com o rosto, existem métodos de recuperação. No caso do queixo há cirurgia chamada mentoplastia, que corrige essas deformidades, sendo o queixo para trás, para frente ou para o lado.

As causas que determinam essa deformidade é causada por alterações de crescimento ósseo ou defeitos adquiridos por traumas e tumores.

Gluteoplastia

Aumento das nádegas

Gluteoplastia

Na cirurgia de Gluteoplastia é feita uma incisão em cada glúteo, logo após é feito o implante de silicone arredondado ou de forma oval. Outro método utilizado para aumentar o volume dos glúteos, sem uso de implantes, é o enxerto de gordura, retirada de outras regiões do corpo. Os implantes de silicone utilizados na gluteoplastia de aumento são constantemente aprimorados para oferecer mais conforto e segurança. O bumbum é uma das áreas anatômicas mais valorizadas. Quando bem modelado, confere graça e harmonia ao corpo, valorizando a beleza femininna, devido a isso, a cirurgia é indicada para todas as mulheres que não estão satisfeitas com seu bumbum e desejam ficar mais atraentes.

Cirurgia Íntima

Estética feminina

Cirurgia Íntima

Existem mulheres que se sentem incomodadas e constrangidas com sua aparência íntima, o que muitas vezes, pode interferir em sua vida sexual. Para isso, existem vários tipos de cirurgia íntima:

Cirurgia de Vênus volumoso por meio de lipoaspiração.

Redução de pequenos lábios vaginais: é retirado o excesso de pele nos pequenos lábios vaginais, que têm a função de proteger a entrada da vagina, dificultando o surgimento de infecções bacterianas, além de ajudar na lubrificação local.

Redução dos grandes lábios vaginais: é indicada para pacientes que apresentam excesso de pele e flacidez dos grandes lábios vaginais, o que, geralmente, leva a uma distorção estética de genitália feminina.

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação, com duração de 40 minutos.

O pós-operatório não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos.

O resultado definitivo ocorre em torno de 6 meses, tempo que leva a cicatrização.

Preenchimento

Tratamento contra rugas

Preenchimento

Os sinais de envelhecimento podem ser corrigidos com o método de preenchimento. Essa técnica é indicada aos pacientes que não querem se submeter à cirurgia e possuem rugas em repouso.

Alguns produtos prometem resultados definitivos por serem inabsorvíveis pelo organismo. O preenchimento é uma ação alternativa e por isso não deve ser visto como método definitivo.

Geralmente, os efeitos do tratamento duram em torno de seis a oito meses e podem ser repetidos após esse período.

Cirurgia Reparadora

Cuidados corporais

Cirurgia Reparadora

A cirurgia reparadora tem a função de restaurar e minimizar as deformidades físicas, sejam elas congênitas, decorrentes de acidentes ou provocadas por doenças. Dessa maneira, busca reintegrar o paciente à sociedade, elevando sua auto-estima.

A cirurgia envolve entre outras, cirurgia de mão, tratamento de queimaduras e acidentados, reconstrução da mama, tumores da pele e correção das deformações congênitas.

Lipoaspiração

Cuidados corporais

Lipoaspiração

A lipoaspiração é realizada por meio de incisões localizadas nas dobras da pele ou em locais onde as cicatrizes ficam, praticamente, imperceptíveis. Atualmente, é o procedimento mais realizado em cirurgia plástica. Essa técnica oferece vantagens significativas sobre os outros métodos de cirurgia do contorno corporal e visa remover os depósitos de gordura que, habitualmente, localizam-se nos quadris, coxas, abdômen, joelhos e no pescoço. Nas mulheres, o estrógeno contribui para a acumulação de gordura, principalmente, nas nádegas e nos culotes. Nos homens, geralmente, as principais regiões são o abdômen e a cintura. Portanto, pacientes com gordura localizada e que não respondem aos tratamentos de dieta são os candidatos ideais para essa cirurgia. No entanto, a lipoaspiração deve ser cuidadosamente indicada, pois os resultados dependem da capacidade de retração da pele no local tratado.

Plástica Pós-Obesidade

Saúde corporal

Plástica Pós-Obesidade

A obesidade é um problema que está, cada vez mais, chamando a atenção da sociedade e dos médicos, principalmente, pela taxa de obesos estar crescendo rapidamente em quase todas as populações mundiais. Como conseqüência disso, aumentam os casos de infarto, hipertensão, diabetes e outras patologias associadas, elevando em muito o custo da medicina pública.

A qualidade de vida deve ser prioridade para todos, por isso, a cirurgia após um excessivo emagrecimento é fundamental, pois corrige deformidades, melhora a estética e, principalmente, a auto-estima do paciente.

Mamoplastia

Mamoplastia

A cirurgia de mamoplastia redutora é indicada para a redução de mamas volumosas ou para a correção de assimetrias entre as mamas. Geralmente, a paciente deve apresentar:

• Mamas muito volumosas e pesadas;
• Dores nas costas, braços e pescoço;
• Má postura dos ombros e da coluna;
• Mulheres que tentam esconder as mamas usando roupas largas ou jogando os ombros para frente.

Várias técnicas e incisões são utilizadas para cada cirurgia:
• Geralmente é realizada a incisão de âncora, seguindo o contorno natural da mama;
• Retirada do excesso de pele e tecido mamário;

Raramente é usada anestesia local com sedação, sendo que a paciente deve permanecer internada por 24 horas e evitar esforços físicos durante 30 dias, principalmente, elevar os braços. A prática de esportes poderá ser retomada após dois meses da cirurgia. O comum no pós-operatório é haver um leve desconforto e não dores excessivas. Como toda a cirurgia, cuidados para um bom resultado e para evitar complicações são essenciais.

A cirurgia proporciona à paciente ter mamas adequadas ao seu corpo,
trazendo harmonia, beleza e bem-estar.

Orelha em Abano

Cirurgia para redução da orelha

Orelha em Abano

A otoplastia pode ser realizada em qualquer idade. Em crianças, geralmente, recomenda-se que seja feita em torno de quatro a seis anos ou antes de elas começarem a freqüentar as aulas, pois há uma discriminação acentuada entre as crianças em relação ao colega ter orelhas maiores, o que causa um sério constrangimento

O principal objetivo da cirurgia é reduzir o ângulo entre as orelhas e a cabeça, em alguns casos, o tamanho dos pavilhões auriculares podem ser ajustados. São os casos em que a orelha posiciona-se de forma muito aberta nas laterais da cabeça, podendo também não apresentar os contornos cartilaginosos de uma orelha normal.

A cirurgia também proporciona ao paciente um aspecto psicológico saudável, o que melhora a auto-estima e sua aparência estética.
Na maioria dos casos, há necessidade de internação de 12 a 24 horas, sendo permitido ao paciente retornar às atividades prontamente. A anestesia aplicada pode ser local ou geral.Alguns cuidados no pré-operatório são imprescindíveis como: lavar diariamente o rosto, principalmente as orelhas por 48 horas antes da cirurgia,usando sabonete anti-séptico, entre outros cuidados.

No pós-operatório, recomenda-se que seja feita a assepsia no dia posterior à cirurgia e o pacienteprecisa utilizar, por alguns dias, uma faixa para modelar as orelhas.A otoplastia apresenta resultados satisfatórios, sendo que as cicatrizes são totalmente imperceptíveis já que são posicionadas atrás das orelhas.

Rinoplastia

Cirurgia do nariz

Rinoplastia

Cirurgia do nariz

O nariz, por estar localizado no centro do rosto, é responsável por grande parte da harmonia facial. Por isso, alterações em seu formato podem gerar desequilíbrio entre as unidades estéticas da face. A Rinoplastia, cirurgia do nariz, visa restaurar esse desequilíbrio.

Ao longo dos anos, várias técnicas altamente sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente. Tais sofisticações permitem hoje que o cirurgião aumente ou diminua o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior, também pode corrigir defeitos já presentes desde o nascimento, seqüelas de traumatismos e ajudar resolver problemas respiratórios.

Lifting Facial

Cuidados faciais

Lifting Facial

Cuidados faciais

Ao longo dos anos, a pele vai perdendo a elasticidade, o que ocasiona um excesso de pele na face e a força da gravidade age sobre ela, puxando-a para baixo, fazendo com que se aprofundem os vincos entre o nariz e a boca, entre outras marcas da pele.

Após anos de movimentação facial, a formação de rugas na testa, ao redor dos olhos e em outras áreas é propiciada. Para corrigir esses fatores de envelhecimento, o lifting facial tem o objetivo de reverter esse processo, ao atuar sobre alguns músculos e retirar o excesso de pele existente, sem modificar os traços e expressões do paciente, proporcionando uma aparência mais jovem e, ao mesmo tempo, natural.

No pós-operatório é comum ocorrer inchaço e roxidão que, geralmente, regridem em até 21 dias depois da cirurgia. O resultado definitivo é alcançado em 6 meses, tempo que leva para a completa cicatrização.

Pálpebras

Aparência jovem

Pálpebras

Aparência jovem
A partir da terceira década de vida, marcantes alterações ocorrem na região dos olhos, podendo levar a uma aparência envelhecida e cansada, além da possível interferência sobre a visão. A pele das pálpebras torna-se mais flácida e fina, fazendo com que a gordura contida na bolsas palpebrais projetem-se para fora. Esses fatores resultam em uma desequilíbrio entre os olhos e o contorno dos tecidos da face. A cirurgia é um procedimento que corrige esses sinais, visando suavizar a transição entre os olhos e a estrutura óssea adjacente.

Abdominoplastia

Cirurgia do abdômen

Abdominoplastia

Cirurgia do abdômen

A parede do abdômen é constituída por camadas que protegem o interior da cavidade abdominal. Abaixo da pele, essas camadas são, fundamentalmente, constituídas de tecido gorduroso e onde mais se acumulam gorduras.

Ao longo da vida, o abdômen tende a sofrer alterações, como é o caso das mulheres durante a gestação, devido ao crescimento do feto na barriga, o abdômen sofre dilatação entre as massas musculares. Após a gestação pode haver problemas estéticos, causando um certo desconforto à mulher.

Nos homens também é comum a mudança na parede abdominal, por conta da flacidez e o acúmulo de gordura, desencadeando uma saliência não estética. Nesses e em outros casos, é indicado a cirurgia ao paciente, pois ela corrige essas deformidades e restitui a parede abdominal, tornando a aparência muito mais bonita e atraente.

Durante as primeiras semanas de pós-operatório, o paciente não deve realizar esforços físicos, pois pode ocorrer a abertura das suturas realizadas na musculatura.

A boa cicatrização depende do cuidado pós-operatório e das características genéticas do paciente.

Peeling

Cuidados faciais

Peeling

Cuidados faciais

É um método muito utilizado por cirurgiões plásticos e que teve aumento na procura devido aos novos procedimentos, como o laser. Vários fatores são levados em consideração para que o paciente possa ser submetido a essa técnica:

• Irregularidades da pele e suas causas como espinhas, varíola, cicatrizes leves.
• Presença de fatores locais que contra indicam o uso como barba irritável, irregularidades cutâneas muito acentuadas, alterações não estéticas da pele.

Podem ser indicadas uma ou mais sessões em intervalos de 3 a 6 meses. Após o tratamento, é proibida a exposição ao sol, a fim de se evitar o aparecimento de manchas na pele.

A princípio, o peeling retira uma camada da pele, que depois é regenerada e recebe um aspecto novo por meio de células que permanecem em determinados pontos da pele e com capacidade de reprodução.

O princípio geral, é que se uma lesão for profunda na pele, o peeling deve atingir a profundidade para ser eficiente na eliminação da lesão. Caso a lesão estiver na superfície, o peeling não precisa ser tão profundo, pois, quanto mais profundo o peeling, mais cuidadosa deve ser sua aplicação, o que exige, consequentemente, mais cuidados no pós-peelingpara obter um bom resultado.

Prótese Mamária

Cirurgia de aumento da mama

Prótese Mamária

A mamoplastia de aumento é indicada para pacientes com mamas pequenas ou que após a amamentação tiveram grande redução de volume mamário.

Após extensos estudos, desmitificou-se a idéia de que a prótese traz riscos à saúde das mulheres como câncer de mama, doenças reumáticas, entre outras.

É recomendável que a troca da prótese seja realizada em torno de 20 anos, devido ao desgaste da mesma.

A prótese pode ser colocada por 3 incisões diferentes: pela aréola, pela axila e embaixo da glândula mamária.

Geralmente, deixa-se um dreno para que as secreções formadas nos primeiros dias não fiquem coletadas na prótese.

O tempo de internação é de 12 a 24 horas. Apesar de raras, podem ocorrer complicações como: infecção, extrusão da prótese, contratura da cápsula, que é formada ao redor da prótese, e problemas anestésicos.

O resultado, quanto à forma, já é muito evidente no pós-operatório. Durante os primeiros dias há redução do inchaço e a cicatrização é acelerada. O resultado definitivo da mamoplastia de aumento acontece após 6 meses, por conta da melhora na cicatrização.

Toxina botulínica tipo A

Tratamento para sinais de envelhecimento

Toxina botulínica tipo A

A aplicação da toxina botulínica tipo A é feita com agulhas finas na área a ser corrigida e deve ser feita por um médico capacitado. Normalmente, o paciente sente apenas a picada da agulha, o que torna a aplicação acessível a todas as idades.

Essa técnica pode oferecer bons resultados em pacientes com sinais iniciais de envelhecimento. A toxina é produzida pela bactéria Clostridiumbotulinum tipo A, altamente purificada e não oferece risco ao paciente, desde que as normas e volumes da aplicação sejam rigorosamente obedecidas. O mecanismo da ação da toxina consiste em paralisar os músculos que, devido às firmes aderências com a pele, produzem rugas durante sua contração.

Um fator importante para o conhecimento do paciente é que as rugas finas causadas por alterações na pele devido à exposição solar não são atenuadas pela toxina.

Aplicado com anestesia local, recomenda-se que o paciente permaneça, no mínimo, quatro horas sem manipular os locais das aplicações. Deve-se evitar massagens e, principalmente, deixar o rosto para baixo ao deitar. A duração é de quatro a seis meses e pode ser repetida ao longo dos anos.

ARTE E PLÁSTICA - Clínica de Cirurgia Plástica - Dr. Willyan Inamine - CRM 16377 - Diretor Técnico Médico

Copyright 2017 Clínica Arte e Plástica - Todos os direitos Reservados
Rua Antõnio Alves Massaneiro, 722 - Cascavel - PR | +55 45 3035-3600 / 9123-1430