Toxina botulínica tipo A

Tratamento para sinais de envelhecimento

A aplicação da toxina botulínica tipo A é feita com agulhas finas na área a ser corrigida e deve ser feita por um médico capacitado. Normalmente, o paciente sente apenas a picada da agulha, o que torna a aplicação acessível a todas as idades.

Essa técnica pode oferecer bons resultados em pacientes com sinais iniciais de envelhecimento. A toxina é produzida pela bactéria Clostridiumbotulinum tipo A, altamente purificada e não oferece risco ao paciente, desde que as normas e volumes da aplicação sejam rigorosamente obedecidas. O mecanismo da ação da toxina consiste em paralisar os músculos que, devido às firmes aderências com a pele, produzem rugas durante sua contração.

Um fator importante para o conhecimento do paciente é que as rugas finas causadas por alterações na pele devido à exposição solar não são atenuadas pela toxina.

Aplicado com anestesia local, recomenda-se que o paciente permaneça, no mínimo, quatro horas sem manipular os locais das aplicações. Deve-se evitar massagens e, principalmente, deixar o rosto para baixo ao deitar. A duração é de quatro a seis meses e pode ser repetida ao longo dos anos.


Este tratamento é realizado pelos cirurgiões plásticos dr. Willyan Inamine e dra. Carla Peterli em Cascavel – PR.

ARTE E PLÁSTICA - Clínica de Cirurgia Plástica - Cascavel PR | Dr. Willyan Inamine - Cirurgião Plástico - CRM 16377 / RQE 14.269 - Diretor Técnico Médico

Copyright 2020 Clínica Arte e Plástica - Todos os direitos Reservados
Rua Antõnio Alves Massaneiro, 722 - Cascavel - PR | +55 45 3035-3600 / 99123-1430